O desafio foi lançado, e a nova Inteligência artificial chinesa checa com peso para fazer o mercado de tecnologia repensar acessibilidade, uso de energia e investimentos.
O fenômeno Deep Seek
A última semana de janeiro reservou uma grande “surpresa” aos investidores em tecnologia. Ao que parecia um grande monopólio de empresas americanas, a ferramenta Deep Seek chegou para mudar conceitos. A empresa mostrou que é possível desenvolver inteligência artificial mais eficiente e com muito menos.
DeepSeek é uma startutp chinesa que desenvolveu uma inteligência artificial (LLM) baseado em redes neurais de aprendizado e de análise de grande volumes de dados. Funciona basicamente como o ChatGPT e Gemini, da google.
Entretanto a grande diferença está que, em seu último lançamento, a empresa mostrou que os modelos de aprendizado além de mais eficientes consomem muito menos energia e podem ser realizados com muito menos investimento.
Melhor e mais barato
O que estamos presenciando é, possivelmente, a mais nova corrida ao espaço. O desenvolvimento de IAs e aprimoramento de sistemas de Inteligência artificial indicarão os novos grandes nomes da tecnologia.
Recentemente, as principais Big Techs americanas reforçaram a ideia da necessidade de mais investimento (na casa dos trilhões de dólares) para desenvolvimento e aprimoramento de suas redes neurais.
Apesar de parecer uma tendência no mercado, foi com a chegada da Deep Seek que o tão famoso “mercado” viu ruir algumas das expectativas de investimento ao perceber que é possível fazer algo melhor e mais barato.
Além disso, a inteligência artificial da Deep Seek é open-source, código aberto, vem permitindo uma maior transparência na utilização dos dados e funcionamento.
Parece que a ideia de que produtos chineses são mais baratos e não possuem “qualidade” não é a realidade há muitos anos.
Futuro
Um golpe duro ao monopólio de IAs, e ao mesmo tempo um novo horizonte para que as informações e avanços tecnológicos sejam compartilhados de forma aberta.
Por não ter acesso aos chips mais potentes do mercado (NVIDIA) as novas soluções em tecnologia oferecidas pela Deep Seek tem sido pautadas por um uso mais eficiente do que há disponível.
Espero que, assim como o Deep Seek, outras alternativas em diversos setores de tecnologia recebam mais investimento para propor soluções inovadoras e ambientalmente, ou energeticamente, viáveis.
Quem perde com isso?
Os grandes nomes do mercado perdem muito. Open AI, Google, Nvidia estavam navegando em mares tranquilos até então. Mas isso muda drasticamente. Ao meu ver ainda não é nada que não possam contornar.
Entretanto, há dois fatores importantes aqui. Primeiro, ganham os consumidores por mais oferta de serviços a “custo zero. Segundo, freia os investimentos absurdos em empresas que monopolizam o setor. Terceiro, manda um aviso que a corrida por avanços nas IAs está longe de ter apenas um competidor.
Ataques Hacker
Durante as últimas horas antes desta postagem, 28/01/2025, os servidores da IA chinesa passaram por diversos ataques. O registros de novos usuários foi afetado.
Entretanto os usuários já registrados seguem podendo utilizar a plataforma.