A única empresa que ainda possuía entrada própria para carregamento e transferência de dados para o smartphone possivelmente com USB-C nos próximos modelos. Saiba como serão os novos iPhone na União Europeia.
Sobre a nova regra
Até outono de 2024 todas as empresas que produzem smartphones para a União Europeia deverão padronizar as entradas de carregamento para USB-C.
Esta não é uma ideia nova, desde 2009 o bloco já tenta padronizar. Na época era uma tentativa com o micro-USB.
Porém, o USB-C chegou e e se mostrou mais rápido e efetivo na trasferência de dados e carregamento.
Por isso, está para ser aprovada a legislação na UE sobre este novo parâmetro dos produtos de tecnologia.
E o iPhone?
Como todos sabemos, a Apple é a única empresa que ainda sustenta seu próprio padrão (Lightning) de carregamento.
Apesar da empresa alegar que isto poderá resultar em dificuldade de inovações e prejudicar os consumidrores, o mais provável é que ela tenha que realmente produzir iPhones voltados para o público da Europa.
Isto porque, ao que parece, a regulamentação entrará mesmo em vigor e conta com grande aprovação no parlamento europeu. Estas medidas visam, a princípio, uma redução no lixo eletrônico no bloco.
Opinião.
Primeiramente acho que isso, apesar das ressalvas da marca, é um grande avanço. Poder utilizar carregadores de qualquer marca, e que já temos para outros dispositivos me parece um avanço.
Entretanto é fácil entender que com os novos modelos sempre haverá dificuldade de encontrar conexões para os iPhones lançados mais antigamente.
Isso também não impediu da Apple mudar os antigos conectores para Lightning.
Então só nos resta esperar para ver os próximos lançamentos da Apple. Dessa forma veremos se os iPhones para 2023 já vem com modelos específicos para União Europeia.